(Imagem retirada de: https://www.agenciar8.com.br/wp-content/themes/agenciar8/imagens/o-que-fazemos/gerenciamento-de-midias-sociais.png)
Mídias sociais e redes sociais
não são a mesma coisa. O termo rede social é um termo já antigo, que
basicamente significa criar relacionamento com as pessoas compartilhando
objetivos e valores em comum. Portanto, eu não preciso estar conectado à
internet para fazer parte de uma rede social.
Levando o termo para o universo
online, site de rede social ou site de relacionamento (termo que nem é mais tão
usado), é um site onde eu posso me conectar com outras pessoas ou grupo de
pessoas através de um perfil e compartilhar conteúdos. A proposta principal da
rede social é a interação entre as pessoas, sendo assim, sites como Facebook,
Google+, MySpace, entre outros, podem ser considerados redes sociais.
Já Andreas Kaplan e Michael
Haenlein definem mídias sociais como “um grupo de aplicações para Internet
construídas com base nos fundamentos ideológicos e tecnológicos da Web 2.0, e
que permitem a criação e troca de Conteúdo Gerado pelo Utilizador (UCG)”, resumindo,
mídia social é o ambiente online onde podemos compartilhar informações, como
por exemplo um blog. Então, o Facebook pode ser uma mídia social correto?
Correto! Por definição, toda rede social é também mídia social. A rede social é
uma parte da mídia social.
O YouTube é uma rede social ou
uma mídia social? É uma mídia social. No YouTube, a gente pode até conversar
com as pessoas e criar perfis, mas o foco principal do site é o
compartilhamento de conteúdo em vídeo.
Agora a gente chega no maior
dilema da internet: o Twitter é uma rede social? Alguns usam o Twitter
apenas para se comunicar com as pessoas, o que o torna uma rede social,
enquanto outros, usam a ferramenta para compartilhar conteúdos. É uma discussão
bem comum na internet que faz a gente se perguntar, responder e depois se
perguntar novamente. Guilherme Ribenboim, diretor geral do Twitter no Brasil,
disse que “o Twitter é uma rede de interesses, e não uma rede social. O Twitter
não é sobre estar relacionado com seus parentes, mas sim com o conteúdo”. Acho
que o Guilherme deixou bem claro que o foco do Twitter é criar relacionamento
com o conteúdo e não com as pessoas.
E aí, você concorda que o Twitter
não é uma rede social? De toda forma, quando fizer um currículo ou algo do
tipo, pense bem antes de colocar “especialista em redes sociais” ou “sei usar
várias redes sociais como Facebook, Google+, Twiiter, Youtube”, talvez o
recrutador não concorde com seu ponto de vista.
(Adaptado
de: <https://www.digai.com.br/2015/04/qual-diferenca-entre-midia-social-e-rede-social/>.
Acessado em 15 jul. 2019.)
Link completo AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário